sábado, 2 de abril de 2011

CNJ divulga lista com Instituições com maior número de processos

O Departamento de Pesquisa Judiciária do Conselho Nacional de Justiça divulgou ontem, 31, durante o Workshop de Metas Nacionais do Poder Judiciário, no prédio do TJDF em Brasília, a relação dos maiores litigantes do Brasil, ou seja, as empresas e instituições que mais possuem processos nos tribunais estaduais, regionais federais e do trabalho. 
No ranking nacional, que é a compilação dos processos dos tribunais federais, trabalhistas e estaduais, estão nas 10 primeiras colocações o INSS, a Caixa Econômica Federal, a Fazenda Nacional, a União, o Banco do Brasil S/A, o Estado do Rio Grande do Sul, o Banco Bradesco S/A, o Banco Itaú S/A, a Brasil Telecom Celular S/A e o Banco Finasa S/A.   
No âmbito das justiças estaduais os 10 primeiros colocados são: o Estado do Rio Grande do Sul, o Banco do Brasil S/A., o Banco Bradesco S/A, o INSS, o Banco Itaú S/A, a Brasil Telecom Celular S/A, o Banco Finasa S/A, o Município de Manaus, o Município de Goiânia e o Banco Santander Brasil S/A. 
Através do relatório, é possível verificar que nacionalmente o "setor público federal" (União, INSS e etc) e os bancos ocupam 76% dos processos; a fazenda estadual, 8%; e a telefonia, 6%. No âmbito da justiça estadual, os bancos atuam em 54% dos processos do país. Com relação ao Rio Grande do Norte o relatório aponta a UFRN como a 21ª maior litigante da Justiça Federal do país e, no âmbito da justiça do trabalho, o Estado do RN é o 60º maior litigante do país. 
A presidenta do Tribunal de Justiça, desembargadora Judite Nunes, juntamente com o desembargador Dilermando Mota (Corregedor em substituição) e a juíza auxiliar da presidência, Patrícia Gondim, representaram o Judiciário Estadual  Potiguar no evento, que reuniu representantes de todos os tribunais do país.
 O ministro Cezar Peluso, presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, fez a abertura do evento que também apresentou os resultados finais do cumprimento das metas de 2010 e o plano de trabalho para o atingimento das metas traçadas pelos tribunais para 2011.


Nenhum comentário: