segunda-feira, 21 de março de 2011

Advogados brasileiros estão entre os preferidos de clientes internacionais

O Brasil fez bonito na última premiação da International Law Office. Todos os anos a entidade promove uma enquete entre as principais empresas que contratam serviços de advocacia em todo o mundo, listadas por uma associação de diretores jurídicos, a Association of Corporate Counsel. As respostas são reunidas no Client Choice Guide, ranking com as bancas e advogados mais indicados em cada categoria. No último dia 2 de março, nove advogados e um escritório brasileiros receberam a honraria em premiação feita em Londres.
Em sua sexta edição desde 2005, o prêmio elegeu 252 advogados e 49 escritórios indicados por mais de 2 mil clientes de todo o mundo. Para as categorias individuais, foi escolhido um advogado por área em cada país. Entre os critérios avaliados estão qualidade dos serviços, conhecimento do mercado, comunicação com clientes, transparência, envolvimento da equipe, tempo de resposta, compartilhamento de experiências, uso de recursos tecnológicos e relação custo/benefício. As pesquisas foram feitas com a ajuda de entidades de advocacia como a International Bar Association e a American Bar Association.
O escritório Lobo & de Rizzo Advogados emplacou em duas categorias. Os sócios Valdo Cestari de Rizzo e Eduardo Martinelli Carvalho foram destaque em Direito Empresarial e Tributário, respectivamente. Na área de contencioso, Solano de Camargo, do Dantas, Lee, Brock & Camargo Advogados, foi o brasileiro mais bem posicionado. Entre as bancas, a Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados foi a representante nacional entre as 49 premiadas.
Entre os prestigiados individualmente, gozaram o mesmo sucesso Bruno Balduccini, do Pinheiro Neto, na área bancária; André Marques Gilberto, do Marques Gilberto e Oliveira Felix, no concorrencial; Paulo Sérgio João, titular de escritório próprio, no Direito do Trabalho; Attilio Ventura Gorini, do Dannemann Siemsen, no campo de propriedade intelectual; Elinor Cristófaro Cotait, do Mundie Advogados, em telecomunicações; e Donald Baker, do White & Case LLP, na área de fusões e aquisições.
Representantes de 48 países receberam o título de banca mais lembrada. Entre os escritórios multinacionais o mais indicado foi o Baker & Mackenzie, que no Brasil é representado pelo Trench, Rossi e Watanabe. Única banca brasileira premiada, a Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados mereceu destaque, segundo a publicação, pela interação que tem com outros escritórios nacionais e internacionais. É uma das fundadoras da Aliança da Advocacia Empresarial, grupo que reúne representantes de toda a América Latina. Também faz parte da Miranda Alliance, com representações em todos os países de língua portuguesa, e da Lexwork International, que reúne escritórios de médio porte em cidades da América do Norte, Europa, Ásia e América Latina. A intenção é que o trabalho em conjunto com outras sociedades reduza custos sem perder qualidade, mantendo-se o atendimento personalizado.
Os escritórios europeus lideram em número países com pelo menos uma citação. São eles Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Portugal, Holanda, Suécia, Suíça, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Grécia, Irlanda, Polônia, Ucrânia, Bulgária, Sérvia, República Tcheca, Romênia, Finlândia, Letônia,Rússia, Luxemburgo e Malta. Da América do Sul foram mencionados pelo menos uma vez escritórios do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Equador e Guatemala. Estados Unidos, México e Canadá são os representantes norteamericanos. Da Ásia foram lembradas bancas da China, Japão, Índia, Coreia, Hong Kong, Cingapura, Emirados Árabes, Indonésia, Cazaquistão e Vietnã. Completam a lista equipes da África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Sri Lanka.

Nenhum comentário: